sexta-feira, 25 de julho de 2008

Encontro em Casa Branca, SP

Caríssimos Padres, Diáconos e Seminaristas
Membros do Ramo Sacerdotal do I.S. DEUS CARITAS
(Região Sul-Sudeste do Brasil)

Graça e Paz!

Nos últimos dias 3 e 4 de julho, reunidos em Casa Branca-SP, à sombra do Santuário de Nossa Senhora do Desterro, estiveram: Pe. José Dimas e Pe.Edson (Pouso Alegre-MG), Pe. Joãozinho
e Seminarista Toninho (Mogi-Guaçú-SP), Pe. Milton e Diáconos Anderson, José Matheus e Rodrigo com os Seminaristas Alexandre e Bruno (Jaboticabal-SP) para partilhar suas experiências como membros do Ramo Sacerdotal DEUS CARITAS e juntos pensarem no modo de articular a caminhada do Ramo Sacerdotal na Região SUL-SUDESTE do Brasil.

Após uma breve recordação da caminhada do Ramo Sacerdotal em terras brasileiras pelos Pe. Dimas, Pe. Milton e Pe. Joãozinho, houve um momento para uma leitura pausada e refletida da Regra de Vida do Ramo Sacerdotal, onde cada um pode colocar e ouvir a sua experiência e a experiência dos outros.
A noite o encontro desta primeira tarde culminou com a celebração da Santa Missa no Santuário de
Nossa Senhora do Desterro, na festa do Apóstolo São Tomé.
Na manhã do dia 4, após a recitação das Laudes e do Ato de Oferecimento de S. Teresinha, num clima bastante fraterno, fez-se a relação de compromissos para a vida e caminhada do Ramo Sacerdotal DEUS CARITAS (SUL-SUDESTE DO BRASIL):



1º) Elaboração do Boletim Informativo do RS DEUS CARITAS bimenstralmente com notícias e artigos dos membros do Ramo Sacerdotal – sob responsabilidade dos Diáconos Anderson, José Matheus e Rodrigo;
2º) Dinamização do blog na Internet sob o endereço: http://deuscaritas-santateresinha.blogspot.com – sob responsabilidade dos Seminaristas Alexandre e Bruno;
3º) Re-estudo das 24 lições do DEUS CARITAS. Mensalmente uma das lições torna-se objeto de estudo de todos os membros e, até o dia 25 de cada mês as apreciações deverão ser enviadas por e-mail ao Pe. Joãozinho que no início de cada mês envia para todos os membros as reações recebidas. O endereço eletrônico do Pe. Joãozinho é: paróquia.fatima@itelefonica.com.br
4º) Criação de uma conta bancária para a colaboração financeira dos membros, sob responsabilidade do Pe. Edson (Espírito Santo Dourado-MG). A colaboração anual será de 20% do salário mínimo.
5º) Adotando o que os padres da Região Norte e Nordeste do Brasil já adotaram, os membros do Instituto fazem do dia 8 (oito) de cada mês, em memória ao dia 8/09/1890 quando S. Teresinha fez sua profissão no Carmelo de Lisieux, um dia de maior união espiritual entre si e todos os membros do Instituto; oferecendo o Santo Sacrifício da Missa na intenção de todos os membros, e outras formas de piedade; dedicando um tempo mais prolongado para a meditação de um dos pontos da Regra de Vida e para a recitação do Ato de Oferecimento de Santa Teresinha.
6º) Os encontros do Ramo Sacerdotal (Região Sul-Sudeste do Brasil) serão semestrais a local e data a serem combinados previamente.
7º) O responsável pelo Ramo Sacerdotal na Região será o Pe. Milton Kenan Júnior (Jaboticabal-SP) que continuará a escrever mensalmente aos membros do Instituto, como tem feito nestes últimos meses, a fim de animar na vivência da consagração e do próprio carisma.
8º) O Pe. José Dimas (Pouso Alegre-SP) pela sua experiência como chanceler e arquivista da Cúria Arquidiocesana de Pouso Alegre, ficará responsável pelo arquivo e secretaria do Ramo Sacerdotal desta Região.

Sem mais, o Encontro terminou com um delicioso almoço servido na Casa Paroquial do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Desterro. Aproveitando a oportunidade, agradecemos ao Pároco Pe. Eduardo e ao Vigário Paroquial Pe. Antonio pela acolhida fraterna e hospitalidade oferecida o que permitiu a realização deste 1º Encontro do RAMO SACERDOTAL do I.S. DEUS CARITAS (Região Sul-Sudeste Brasil).
Esperando que todos possamos ver fortalecidos os nossos laços de fraterna amizade e nossa união espiritual no caminho da confiança e do amor proposto por Santa Teresa do Menino Jesus, subscrevo-me, desejando a todos os irmãos as mais copiosas bênçãos divinas,


Pe. Milton Kenan Júnior

terça-feira, 15 de julho de 2008

Pais de Santa Teresinha serão beatificados dia 19 de outubro

Em Lisieux, por ocasião do Domingo Mundial das MissõesPARIS,
domingo, 13 de julho de 2008
Os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Louis e Zélie Martin, serão beatificados em Lisieux, no dia 19 de outubro de 2008, durante o Domingo Mundial das Missões (DOMUND).
A notícia foi anunciada oficialmente pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal José Saraiva Martins, no sábado 12 de julho, em Alençon (França).



Os pais de Santa Teresinha de Lisieux casaram-se na igreja de Nossa Senhora de Alençon, há 150 anos, em 13 de julho de 1853, motivo pelo qual o purpurado português viajou a Alençon e Lisieux em 12 e 13 de julho.


O anúncio do cardeal Saraiva Martins aconteceu ao final de sua conferência sobre a santidade dos esposos Martin, em Alençon, diante de centenas de pessoas, assim como na celebração eucarística que ele presidiu na igreja de Nossa Senhora, concelebrando com vários bispos.


Os corpos de Louis (1823-1894) e Zélie (1831-1877) Martin, proclamados veneráveis por João Paulo II em 1994, foram exumados de seu túmulo, situado ao pé da basílica de Lisieux, na segunda-feira, 26 de maio, com o objetivo de serem trasladados à basílica em setembro.


A criança italiana que deve sua cura à oração de intercessão dos esposos Martin, Pietro, que hoje tem 6 anos, esteve presente na cerimônia privada.


Em Verona (Itália), foi confeccionado o relicário no qual descansarão os restos dos futuros beatos.


Bento XVI assinou, em 3 de julho, o decreto de reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão dos pais de Santa Teresinha de Lisieux.


Este reconhecimento abre o caminho para sua beatificação, juntos, como foi o caso, pela primeira vez na história, dos esposos Luigi Beltrame Quattrocchi e Maria Corsini, beatificados por João Paulo II em 21 de outubro de 2001. Era também uma Jornada Mundial das Missões.
Pietro Schiliro, o menino que experimentou o milagre, procede de Monza, cidade próxima a Milão. Nascido com uma má-formação dos pulmões, os médicos haviam dito que ele não poderia sobreviver.


Um carmelita, o Pe. Antonio Sangalli, sugeriu então aos pais que fizessem uma novena aos pais de Santa Teresinha, que perderam 4 filhos em terna idade, para obter a força de enfrentar o sofrimento.


Mas a mãe declarou que faria a novena (na verdade fez duas) para pedir a cura de seu filho.
Pietro, hoje, é uma criança em plena forma, que pôde ir a Lisieux com seus pais para agradecer Louis e Zélie Martin.


Santa Teresinha do Menino Jesus, co-padroeira mundial das missões, também foi proclamada doutora da Igreja por João Paulo II em uma Jornada Mundial das Missões, em 19 de outubro de 1997.

Nossa vocação é o Amor

Sempre que ouvimos falar sobre vocação, logo vem em nossa mente a palavra: “chamado” e partindo deste conceito, de maneira muito simples afirmamos que vocação é um chamado de Deus, onde cada um na sua realidade e estado de vida busca responder a esta iniciativa do Pai, alguns como leigos e casados e outros como consagrados e ordenados. Acreditamos que a mentalidade de que vocação tem haver apenas com os consagrados e ordenados, já esteja purificada!

De fato, a vocação é este chamado de Deus a vivermos a santidade, de maneira diversa, cada um em seu estado de vida, porém nunca isoladamente. No entanto, muitas vezes não refletimos profundamente em que consiste profundamente este chamado. Uma vez que a iniciativa é sempre de Deus, podemos contemplar o seu verdadeiro sentido, iluminados pelo evangelista que nos diz: “Deus tanto AMOU o mundo, que entregou seu Filho único (...)” (JO 3, 16).

Aqui se fundamenta toda a vocação. De modo, que somos chamados a nos deixar inundar por tão grande mistério de Amor. E inundados, viver no amor, viver o amor, nos sentindo amados pelo Amor, pois “Deus é Amor” (1 Jo 4,16b). Mas o que significa isso no mundo atual? Tendo Deus, nos amado por primeiro e tendo nos entregado a Ele, podemos afirmar que nossa vocação é o amor! Somos chamados, como pequeninos (Mt 11, 25b), a “amar a Deus e fazê-lo amado”, não apenas como exemplos, mas ainda na convivência.

Sendo assim, todos nós que cremos, apesar das adversidades, temos uma única vocação comum: o Amor. E quanto mais buscarmos nos aprofundar, ao longo de nossas vidas, neste sentido do chamado, mais o estaremos realizando em nós, com o Cristo e junto aos irmãos.
Sem. Bruno Cesar Siqueira

sábado, 5 de julho de 2008

Beatificação de Louis e Zélie Martin - pais de Santa Teresinha

CIDADE DO VATICANO/LISIEUX, sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Papa Bento XVI aprovou ontem o decreto de reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão de Louis e Zélie Martin, pais de Santa Teresinha de Lisieux. Com esta aprovação se abre o caminho à beatificação do casal.

O milagre aprovado é a cura de uma criança de Monza (cidade italiana próxima de Milão), de nome Pietro Schiliro. Ele tinha uma malformação nos pulmões que tornava impossível sua sobrevivência.
Um carmelita italiano, o Pe. Antonio Sangalli, sugeriu aos pais do pequeno que fizessem uma novena aos pais de Santa Teresinha, pois já tinham perdido 4 filhos de curta idade, para receber a força que lhes permitisse suportar este sofrimento.
A mãe do pequeno Pietro declarou que fez essa novena (e uma segunda) para pedir a cura de seu filho. O menino, atualmente restabelecido, peregrinou a Lisieux com seus pais em agradecimento a Louis e Zélie Martin.

A aprovação do milagre coincide quase exatamente com a celebração, nos dias 12 e 13 de julho, em Alençon e Lisieux, do 150º aniversário de casamento de Louis e Zélie. Está prevista a participação do cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos, nos atos programados.

Em Alençon, lugar no qual os esposos Martin contraíram matrimônio em 12 de julho de 1858, no mesmo dia do centenário está prevista uma jornada festiva, que concluirá com uma vigília de oração.

No dia seguinte, 13 de julho, o cardeal Saraiva Martins presidirá em Lisieux uma Jornada das Famílias, na esplanada da Basílica, na qual, entre outros atos, está a bênção de uma estátua de Santa Teresinha realizada pela princesa Diana da França.

Segundo um comunicado divulgado por Dom Pierre Pican, bispo de Nayeux e Lisieux, Dom Jean-Claude Panadero, bispo de Séez, e Dom Bernard Lagoutte, reitor da Basílica de Santa Teresinha, o cardeal Saraiva Martins anunciará nessa ocasião o lugar e o dia da cerimônia de beatificação do casal Martin.
Mais informação: http://therese-de-lisieux.cef.fr/