terça-feira, 15 de julho de 2008

Nossa vocação é o Amor

Sempre que ouvimos falar sobre vocação, logo vem em nossa mente a palavra: “chamado” e partindo deste conceito, de maneira muito simples afirmamos que vocação é um chamado de Deus, onde cada um na sua realidade e estado de vida busca responder a esta iniciativa do Pai, alguns como leigos e casados e outros como consagrados e ordenados. Acreditamos que a mentalidade de que vocação tem haver apenas com os consagrados e ordenados, já esteja purificada!

De fato, a vocação é este chamado de Deus a vivermos a santidade, de maneira diversa, cada um em seu estado de vida, porém nunca isoladamente. No entanto, muitas vezes não refletimos profundamente em que consiste profundamente este chamado. Uma vez que a iniciativa é sempre de Deus, podemos contemplar o seu verdadeiro sentido, iluminados pelo evangelista que nos diz: “Deus tanto AMOU o mundo, que entregou seu Filho único (...)” (JO 3, 16).

Aqui se fundamenta toda a vocação. De modo, que somos chamados a nos deixar inundar por tão grande mistério de Amor. E inundados, viver no amor, viver o amor, nos sentindo amados pelo Amor, pois “Deus é Amor” (1 Jo 4,16b). Mas o que significa isso no mundo atual? Tendo Deus, nos amado por primeiro e tendo nos entregado a Ele, podemos afirmar que nossa vocação é o amor! Somos chamados, como pequeninos (Mt 11, 25b), a “amar a Deus e fazê-lo amado”, não apenas como exemplos, mas ainda na convivência.

Sendo assim, todos nós que cremos, apesar das adversidades, temos uma única vocação comum: o Amor. E quanto mais buscarmos nos aprofundar, ao longo de nossas vidas, neste sentido do chamado, mais o estaremos realizando em nós, com o Cristo e junto aos irmãos.
Sem. Bruno Cesar Siqueira

Nenhum comentário: