O arcebispo de Johannesburgo, África do Sul, Dom Buti Joseph Tlhagale, presidente da Conferência Episcopal da África do Sul, acolheu, na última quinta-feira, as relíquias de Santa Teresa de Lisieux, provenientes de Doornfontein, um subúrbio de Johannesburgo.
Os restos mortais da santa encontram-se, atualmente, em peregrinação pela África do Sul. Sua permanência no país durará três meses. Depois de várias dioceses, agora as relíquias permanecerão na Catedral de Cristo Rei, na cidade, até o próximo dia 12, quando partirão com destino a Tzaneen. Na noite precedente à partida, haverá uma vigília de oração.
As relíquias de Santa Teresa chegaram à catedral em procissão guiada por meninas trajadas de carmelitas. Participaram da cerimônia de boas-vindas, cerca de 300 sacerdotes, diáconos e numerosos paroquianos.
Em sua homilia, Dom Tlhagale invocou a intercessão da santa, pelo bem da Arquidiocese de Johannesburgo e de todo o país: "Possa a África do Sul – disse – ter líderes sábios e altruístas."
Os restos de Santa Teresa de Lisieux visitarão outros lugares de Johannesburgo, entre os quais a Igreja Regina Mundi, de Soweto, que hoje recebe em doação uma réplica da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. (AF)