terça-feira, 7 de agosto de 2007

Caríssimos Padres, Diáconos e Seminaristas
Membros do Ramo Sacerdotal do I.S. DEUS CARITAS
(Região Sul-Sudeste do Brasil)

Graça e Paz!


Nos últimos dias 3 e 4 de julho, reunidos em Casa Branca-SP, à sombra do Santuário de Nossa Senhora do Desterro, estiveram: Pe. José Dimas e Pe.Edson (Pouso Alegre-MG), Pe. Joãozinho e Seminarista Toninho (Mogi-Guaçú-SP), Pe. Milton e Diáconos Anderson, José Matheus e Rodrigo com os Seminaristas Alexandre e Bruno (Jaboticabal-SP) para partilhar suas experiências como membros do Ramo Sacerdotal DEUS CARITAS e juntos pensarem no modo de articular a caminhada do Ramo Sacerdotal na Região SUL-SUDESTE do Brasil.
Após uma breve recordação da caminhada do Ramo Sacerdotal em terras brasileiras pelos Pe. Dimas, Pe. Milton e Pe. Joãozinho; houve um momento para uma leitura pausada e refletida da Regra de Vida do Ramo Sacerdotal, onde cada um pode colocar e ouvir a sua experiência e a experiência dos outros.
A noite o encontro desta primeira tarde culminou com a celebração da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora do Desterro, na festa do Apóstolo São Tomé.
Na manhã do dia 4, após a recitação das Laudes e do Ato de Oferecimento de S. Teresinha, num clima bastante fraterno, fez-se a relação de compromissos para a vida e caminhada do Ramo Sacerdotal DEUS CARITAS (SUL-SUDESTE DO BRASIL):
1º) Elaboração do Boletim Informativo do RS DEUS CARITAS bimenstralmente com notícias e artigos dos membros do Ramo Sacerdotal – sob responsabilidade dos Diáconos Anderson, José Matheus e Rodrigo;
2º) Dinamização do blog na Internet sob o endereço: http://deuscaritas-santateresinha.blogspot.com – sob responsabilidade dos Seminaristas Alexandre e Bruno;
3º) Re-estudo das 24 lições do DEUS CARITAS. Mensalmente uma das lições torna-se objeto de estudo de todos os membros e, até o dia 25 de cada mês as apreciações deverão ser enviadas por e-mail ao Pe. Joãozinho que no início de cada mês envia para todos os membros as reações recebidas. O endereço eletrônico do Pe. Joãozinho é: paróquia.fatima@itelefonica.com.br
4º) Criação de uma conta bancária para a colaboração financeira dos membros, sob responsabilidade do Pe. Edson (Espírito Santo Dourado-MG). A colaboração anual será de 20% do salário mínimo.
5º) Adotando o que os padres da Região Norte e Nordeste do Brasil já adotaram, os membros do Instituto fazem do dia 8 (oito) de cada mês, em memória ao dia 8/09/1890 quando S. Teresinha fez sua profissão no Carmelo de Lisieux, um dia de maior união espiritual entre si e todos os membros do Instituto; oferecendo o Santo Sacrifício da Missa na intenção de todos os membros, e outras formas de piedade; dedicando um tempo mais prolongado para a meditação de um dos pontos da Regra de Vida e para a recitação do Ato de Oferecimento de Santa Teresinha.
6º) Os encontros do Ramo Sacerdotal (Região Sul-Sudeste do Brasil) serão semestrais a local e data a serem combinados previamente.
7º) O responsável pelo Ramo Sacerdotal na Região será o Pe. Milton Kenan Júnior (Jaboticabal-SP) que continuará a escrever mensalmente aos membros do Instituto, como tem feito nestes últimos meses, a fim de animar na vivência da consagração e do próprio carisma.
8º) O Pe. José Dimas (Pouso Alegre-SP) pela sua experiência como chanceler e arquivista da Cúria Arquidiocesana de Pouso Alegre, ficará responsável pelo arquivo e secretaria do Ramo Sacerdotal desta Região.
Em anexo segue a relação de nomes, endereços, e-mails e telefones dos membros do RAMO SACERDOTAL DEUS CARITAS para eventuais contatos e correspondências.
Sem mais, o Encontro terminou com um delicioso almoço servido na Casa Paroquial do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Desterro. Aproveitando a oportunidade, agradecemos ao Pároco Pe. Eduardo e ao Vigário Paroquial Pe. Antonio pela acolhida fraterna e hospitalidade oferecida o que permitiu a realização deste 1º Encontro do RAMO SACERDOTAL do I.S. DEUS CARITAS (Região Sul-Sudeste Brasil).
Esperando que todos possamos ver fortalecidos os nossos laços de fraterna amizade e nossa união espiritual no caminho da confiança e do amor proposto por Santa Teresa do Menino Jesus, subscrevo-me, desejando a todos os irmãos as mais copiosas bênçãos divinas,


Pe. Milton Kenan Júnior

Nenhum comentário: