sábado, 19 de março de 2011

Ao nosso Pai São José

Hoje celebramos São José, esposo de Maria, pai adotivo de Nosso Senhor, Patrono Universal da Igreja. Nossa Pequena Teresa, em 1894, atendendo a pedido, compôs para a Irmã Maria da Encarnação esta poesia que segue abaixo. É uma poesia que tocava nos pontos mais particulares para a Ir. Maria da Encarnação, falando da vida de pobreza e solidão no Carmelo, dia e noite junto a Jesus, onde São José tornara-se modelo de vida para a carmelita.
AO NOSSO PAI SÃO JOSÉ
José, vossa vida admirável
Na pobreza decorreu,
Mas, de Jesus e de Maria,
Vós contempláveis a beleza.
José, ó terno Pai,
Protege nosso Carmelo:
Que tuas filhas, neste mundo,
Saboreiem sempre a paz do Céu!
O Filho de Deus, na infância,
Sendo a ti sempre submisso,
Quantas vezes, bem feliz,
Em teu colo repousou.
Como tu, na solidão,
Outro plano não temos nem desejo
Além de sempre agradar
E de servir a Jesus e a Maria.
Nossa Mãe, Santa Teresa,
Com muito amor te invocava
E todas as suas preces
Dizia que escutavas.
Findo o exílio desta vida,
Temos a doce esperança
De que, com nossa Mãe querida,
Iremos ver São José.
Abençoa, terno Pai,
O nosso humilde Carmelo;
Após o exílio da terra,
Ajunta-nos lá no céu!

Jerusalém recebe as Relíquias de Santa Teresinha



Uma multidão em festa acolheu nessa quarta-feira as relíquias de Santa Teresinha de Lisieux na Cidade Santa de Jerusalém.

Esta visita à Terra Santa se converteu em um grande acontecimento para as comunidades cristãs, que aguardavam essa possibilidade desde 1977, quando se começou a estudá-la.


Segundo destaca a Custódia da Terra Santa, o relicário com os restos mortais da “pequena Teresa” foram recebidos com grande calor e afeto pelos cristãos locais. Não é casualidade – recordam os organizadores – que a própria santa tenha comparado sua entrada no Carmelo à entrada de Cristo em Jerusalém”.



Uma procissão animada pela fanfarra dos escoteiros recebeu as relíquias na porta de Jaffa, que dá acesso ao bairro cristão da Cidade Antiga, e as acompanhou até a Igreja patriarcal, onde ficaram expostas à veneração.



“A maior santa dos tempos modernos veio ao nosso encontro hoje”, afirmou o patriarca de Jerusalém, Dom Fouad Twal, ao terminar a procissão e a oração das Vésperas na Igreja patriarcal.



“Invocamos a graça para a unidade de nossos cristãos e também para a unidade com nossos irmãos judeus e muçulmanos”, disse Twal.



As relíquias da santa francesa permanecerão na Terra Santa por dois meses. Neste final de semana, o relicário estará em Haifa. Na próxima semana, visitará Nazaré e Tiberíades, entre outros lugares.

Beatificação de Ir. Dulce


A Irmã Dulce será Beatificada no dia 22 de maio, em Salvador, BA. A Celebração será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representará o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.

Para maiores informações, basta clicar aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Bento XVI dedica 3º dia de retiro quaresmal à Santa Teresinha


Neste quarta-feira, 16, o Papa Bento XVI e a Cúria Roma realizam, no Vaticano, o quarto dia de exercícios espirituais. Neste dia, as meditações propostas pelo Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel, são dedicadas à Santa Teresinha do Menino Jesus, “sua nova descoberta da Misericórdia Infinita e do Amo Misericordioso, fonte de uma esperança sem limites”.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Zelus domus tuae comedit me

Em 21/3/1896, Santa Teresinha também está trabalhando na função de Sacristã do Carmelo. O seu amor por Cristo e pela Igreja era demonstrado no seu zelo pela Liturgia. Nossa Pequena Teresa, ainda como artista, pintou belissimas palas (infelizmente não temos nenhuma imagem delas). Uma destas palas ela deu como presente pela Ordenação Sacerdotal de seu segundo irmão espiritual, o Pe. Roulland. Na Carta 189 ela comenta sobre a pala: "Desejava preparar-lhe eu mesma os panos sagrados e a branca hóstia destinada a velar o Rei do Céu ... Este Deus de bondade quis realizar meu sonho e mostrar-me, uma vez mais, como se compraz em satisfazer os desejos das almas que não amam senão a ele."

Hoje, por culpa dos leigos e do clero, estamos perdendo aquilo de mais sublime que a Liturgia tem: o nosso culto a Deus. Assim como Santa Teresinha, não podemos deixar de lado o zelo pela Sagrada Liturgia, guardade pela Igreja, com sua Tradição e Apóstolos.

Para uma maior reflexão, leia este artigo no site da Zenit.

domingo, 6 de março de 2011

Oração pedindo graças por intercessão do Servo de Deus o Papa João Paulo II

Ó Trindade Santa,
nós vos agradecemos por ter dado à Igreja o papa João Paulo II
e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade,
a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiado totalmente na vossa infinita misericórdia
e na materna intercessão de Maria,
ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor,
indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho
para alcançar a comunhão eterna convosco.
Segundo a vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão,
a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos
vossos santos.
Amém.

Com aprovação eclesiástica CARD. CAMILLO RUINI
Vigário General do Santo Padre
para a Diocese de Roma
© Libreria Editrice Vaticana